terça-feira, 29 de janeiro de 2013

História e Lenda do Castelinho da Rua Apa


 Construído em 1912 por arquitetos franceses a pedido do medico Vicente César Reis.A obra ficou pronta em 1917, sendo um presente a sua esposa Sra.Maria Cândida Guimarães dos Reis (Dona Candinha).
 O Sr. Vicente César, faleceu em Março de 1937, dizem que apos o seu falecimento, os filhos Armando e Álvaro, discutiam o futuro dos negócios da família e não entravam em consenso.
 Álvaro, que tinha acabado de voltar da Europa com ideias ousadas, mais seu irmão mais novo Armando discordava das ideias.
 No dia 12 de Maio de 1937, os corpos de mãe e filhos são encontrados no interior do imóvel.Quem matou a família? A população da cidade queria saber.Segundo a versão da policia, Álvaro tinha a idia de transformar o Cine Broadway, de propriedade da família, em ringue de patinação.Seu irmão Armando era contra.Teria havido uma discussão, um dos irmãos saca uma arma e dispara contra o outro.A mãe, ao ver a briga corre para separar, mas também e atingida por um projetil.O atirador desesperado, resolver tirar à Propriá vida.A policia ate hoje não descobriu qual dos irmãos foi o assassino.
 Por falta de provas da perícia, cuja sumiram.O cabo da arma q efetuou os disparos nunca foi encontrado.Na época as fotos eram feitas em vidro, sendo levados por um carro que logo depois capotou, assim perdendo todas as fotos que viraram milhares de pedacinhos de vidro.as únicas fotos que restaram foi as dos jornalistas.
 Dizem que depois disso todas as pessoas que tentaram passar a noite dentro do castelinho disseram ouvir vozes e barulhos estranhos.
   Um comediante de renome, Ankito (Anchinzes Pinto), morou no castelinho em 1944 e disse que era normal ouvir vozes, barulhos estranhos, pessoas na escada durante a noite, portas se abrindo, até encontrar torneiras abertas quando acordava, mas como dizia não ter medo, morou por um bom tempo lá. Depois uma família se mudou pra lá, e disse que também ouvia as mesmas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário