terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

História da Torre de Londres


Her Majesty's Royal Palace and Fortress The Tower of London (O Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestade A Torre de Londres), mais comumente chamada como Tower of London (e historicamente apenas como The Tower), é um monumento histórico situado no Centro de Londres, Inglaterra na margem Norte do Tamisa. Fica localizada no Borough de Tower Hamlets e fica separado da margem esquerda da Cidade de Londres por um espaço aberto conhecido como "Tower Hill".
A construção da Torre de Londres foi iniciada em 1078 por Guilherme o Conquistador sendo inicialmente uma fortificação nos limites da cidade romana rodeando a Torre Branca, primeiro membro dos 7 hectares que completam a Torre de Londres.
Todo o ambiente é repleto de história e influenciado pela sua própria estrutura fisíca. Como exemplo disso temos os assassinatos dos príncipes filhos de Eduardo IV na Torre Sangrenta que recebeu tal nome pela história que atormenta suas paredes.

Sua função era residencial até meados do século XVII e, até hoje, possui o papel de abrigar os monarcas que são coroados. Mas a sua função variou com o passar dos séculos, desde palácio para "Sede da Casa da Moeda" a "Mostra dos Animais do Reino". Também serviu como local de execução e tortura. Este último uso levou à frase "sent to the Tower" (mandado para a Torre), que significava ser aprisionado.
É também na Torre de Londres que as Jóias da Coroa Britânica ficam guardadas em uma camâra subterrânea.
Menos valiosa mas igualmente curiosa é a colônia de corvos que habita a Torre e é protegida por decreto real.
Segundo a lenda, o império ruirá no dia em que as aves pretas deixarem o lugar.

A torre ficou famosa pelas atuações do rei Henrique VIII, que para lá mandou algumas de suas esposas e muitos inimigos.  Ana Bolena, esposa do rei, foi acusada de traição e morta ali, acusada de conspiração mas na verdade ele queria se casar de novo e precisava se livrar daquela esposa. E o rei sequer mandou preparar um caixão para ela, que era rainha :  os guardas arranjaram um caixão usado e velho, mas que era pequeno para ela, então tiveram que fazer alguns cortes para que ela coubesse ali.  Foi sepultada debaixo do altar da capela de São Pedro Ad Vincula, mas ela não se conforma e ocasionalmente aparece.  A ultima vez em que houve registro oficial foi em 1936, mas extra-oficialmente ela tem aparecido várias vezes por ano. Muitos nobres, pessoas da realeza e diversos príncipes morreram ali.  O método era a decapitação no cepo, usando machado.  Também circulam muito por ali Sir Walter Raleigh, Thomas Becket, Margareth Pole    (gente famosa) e especialmente o rei Henrique VI, que foi assassinado por ordem de Edward IV, enquanto o rei rezava na capela.  Nem deixaram ele se levantar e o assassinaram, e seu espectro vagueia por lá até hoje, especialmente na área da capela da torre Wakefield, uma das torres do complexo.  Quando o rei morreu seu filho de 12 anos foi declarado rei, mas seu tutor e tio declarou que os dois filhos do rei eram filhos ilegítimos e os prendeu na torre, onde desapareceram e não se falou mais neles, até que décadas depois se encontrou um baú debaixo de uma das escadarias com os esqueletos dos dois meninos.  Os fantasmas deles aparecem andando juntos de mãos dadas durante as madrugadas de nevoeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário